O que é um vidro blindado?

O vidro blindado é um termo popular para o compósito laminado de vários plásticos e vidros em camadas alternadas utilizadas na indústria automobilística. Para maior proteção a última camada é aderida a um plástico mais resistente chamado de policarbonato, na qual é o mais indicado devido a sua alta resistência ao impacto, outros plásticos normalmente perdem propriedades quando submetidos a altas ou baixas temperaturas, por isso não são recomendados para finalidades balísticas.

O que são níveis de blindagem?

O padrão mais utilizado no Brasil para veículos de passeio é o III-A que deve segurar tiros de .44 Magnum. Já o utilizado para veículos de transporte de valores (Carro-Forte) é o nível III, que é de uso restrito e suporta tiros de Fuzil FAL.

As regras para os níveis de blindagem são regulamentadas pelo exército de acordo com o R-105 e envolvem, entre outros fatores, o tipo de munição e a velocidade de disparo suportado pelo vidro blindado.

níveis de blindagem

As “películas antivandalismo” instaladas em vidros não blindados suportam tiros da mesma forma que os vidros blindados?

As películas antivandalismo geralmente suportam somente pedradas, pauladas, possuindo proteção antitrincos e estilhaços, mas não contra armas de fogo.  Alguns dizem garantir proteção para nível I, o mais fraco da tabela de proteção.

Qual a diferença entre vidros blindados que usam policarbonato e os que não usam?

O policarbonato é o plástico transparente mais resistente ao impacto que existe, outras tecnologias têm a tendência de perderem a transparência ou deixarem os vidros com a espessura maior.

Posso baixar os vidros das portas dianteiras do carro?

Sim, os dianteiros podem ser baixados sempre que for necessário como em pedágios e outras situações. Mas lembre-se! Sua segurança depende de os vidros estarem fechados.

Por que as portas traseiras de muitos veículos blindados não abrem?

Por questão de segurança os vidros traseiros costumam ser mantidos fixos ou, caso o cliente queira, algumas blindadoras os mantêm funcionais.  Mas o que adianta o veículo ser blindado se os vidros estiverem abertos? O recomendado é sempre manter os vidros fechados para não ficar vulnerável aos criminosos.

O teto do carro é blindado? Ele continua funcionando? Ele abre e fecha?

Sim, o teto também precisa ser blindado, pois não é permitida blindagem parcial do veículo. Existem várias formas de fazer esta blindagem. Pode ser utilizando vidro blindado fixo (teto não abre, mas mantém a transparência), pode ser mantido o teto original e fazer um fechamento com aço (nesse caso perde-se a transparência). A forma como será blindado depende do que foi contratado com a blindadora escolhida.

O que é delaminação e por que ela ocorre?

O fenômeno ocorre quando as lâminas do vidro – geralmente são de três a quatro camadas, dependendo do tipo de blindagem – começam a se descolar uma das outras. Então, surgem espaços ocupados por pequenos veios ou bolhas de ar.

Posso aplicar insulfilm e ventosas no vidro do meu veículo blindado?

Não indicamos a instalação de insulfilm, ventosas, adesivos, suporte de GPS, cortina antissol nos vidros, pois poderá causar danos ao hardcoat e nesses casos não será coberto pela garantia.

Como o uso não é indicado pelo fabricante e de opção voluntária do usuário do veículo, caso sejam instalados sobre o policarbonato, o que caracteriza uso impróprio no produto, perde-se a garantia de fábrica de delaminação.

Como devo limpar os vidros blindados do meu veículo? Posso usar solupan para lavar o carro?

O vidro deve ser lavado somente com água e sabão neutro na parte externa. Nunca deve ser utilizado Solupan, thiner, querosene, pois ataca quimicamente a serigrafia fazendo com que fique esbranquiçada. A garantia dos vidros não cobre estes casos de ataque químico. A parte interna deve ser limpa com pano umedecido tomando cuidado

Se bater uma pedra no meu vidro blindado na estrada ele pode trincar?

A trinca pode ser desencadeada por diversas causas, sendo as mais comuns, impacto forte, choque térmico, abrir e fechar a porta com os vidros baixados ou torções fortes na carroceria (passar em ângulo na lombada, estacionar com uma roda no alto e as demais em baixo). Estes casos de trinca não são cobertos pela garantia.

Um fabricante de vidro pode fornecer um vidro diferente do que foi aprovado nos testes feitos no exército brasileiro?

Não, nunca. Ele só pode fornecer o que foi aprovado e descriminado no RETEX aprovado pelo exército.  Deve sempre seguir esta “receita” aprovada que é o que garante que foi testado e aprovado estando apto a ser usado comercialmente.  Peça sempre para verificar se o vidro que você está adquirindo possui Retex.

Vidros “mais leves” são melhores?

Não necessariamente. Ele pode ser mais leve por ter um nível de blindagem e uma resistência a disparos menor.

Como posso saber se o vidro blindado que a blindadora irá instalar no meu veículo é seguro?

Pedindo a apresentação do Retex emitido pelo exército para a fabricação do mesmo.

Quem é responsável pela blindagem do veículo?

A empresa blindadora é a responsável pela blindagem e pelos materiais empregados na mesma. Ela só pode adquirir materiais para instalar no veículo que tenham aprovação do exército. Essa aprovação do produto é feita pelo exército através do Retex emitido após testes com os produtos (mantas e vidros).  É sempre importante saber se essas documentações dos fornecedores estão corretas, pois são elas que garantem a eficiência da blindagem.

Após a blindagem, a blindadora deve emitir um Termo de Responsabilidade assumindo a responsabilidade pelo serviço prestado e materiais utilizados.

Qual é o nível de blindagem permitido no Brasil? Posso comprar um vidro que segure tiro de Fúsil?

Até o Nível III-A o uso é permitido. Já os Níveis III e IV possuem uso restrito e precisam de uma autorização especial para utilização.

Você só pode ter uma blindagem que segure tiro de fuzil – nível III – se tiver esta autorização especial do exército. É preciso encaminhar para o exército as alegações sobre a necessidade da blindagem deste nível e aguardar uma autorização especial.  (Dlog 13 Capitulo 1, Art. 3 – VII)

Qualquer veículo pode ser blindado?

Alguns carros, devido às características de curvatura do vidro não possibilitam a reprodução no vidro blindado, a Glasshield costuma ter muitos modelos de altíssima dificuldade de reprodução feitos com êxito. Consulte-nos para saber se temos o seu veículo desenvolvido. Gostamos de desafios.

Alguns veículos também possuem limitações de potência e estrutura para serem blindados. A blindagem aumenta o peso do carro e um motor fraco, por exemplo, pode impossibilitar a blindagem.

Posso somente instalar vidros blindados no meu veículo e não blindar a lataria?

Não. Pois além de não garantir a segurança do usuário, de acordo com as normas do exército, não é permitida a blindagem parcial do veículo.

O vidro blindado continua seguro após o término da garantia?

A proteção balística não termina com o fim da garantia. A garantia se refere ao período em que a substituição do vidro em caso de delaminação é de responsabilidade da fábrica.

Quais os cuidados com a conservação do vidro blindado?

  • Não bater as portas do carro, principalmente com os vidros abertos. Isso poderá causar o deslocamento do vidro de sua posição no quadro da porta, e até sua quebra.
  • Limpar o vidro blindado somente com um pano macio e limpo, embebido em água e detergente neutro. Nunca utilizar produtos químicos como aguarrás, thinner, querosene, acetona e solupan.
  • Não esfregar papel ou pano seco, sobretudo sobre a poeira. Isso ira riscar o policarbonato que é sensível.
  • Não instale ventosas no vidro o que poderá causar descolamento do policarbonato.
  • Não tentar remover marcas ou sujeiras com objetos cortantes ou pontiagudos. Isso danificará o “hard-coat” (proteção antirrisco) do policarbonato.
  • Não jogar água fria nos vidros após longo período de exposição ao sol. Isso provavelmente causará quebra em razão do choque térmico. É aconselhável sempre estacionar o veículo em local protegido do sol.
  • Da mesma forma, se o carro ficar exposto ao sol por muito tempo, não ligar imediatamente o ar-condicionado. Esse cuidado prolongará a vida útil dos vidros, evitando sua delaminação.
  • Na condução do veículo, não ultrapassar obstáculos e depressões na diagonal, nem estacionar com metade do carro sobre meio fio. Isso causará torção na carroceria, e poderá quebrar o vidro.
  • Não utilize materiais abrasivos como palha de aço, escova, esponja e outros materiais de limpeza similares.
  • Mantenha os amortecedores da tampa traseira (vigia) sempre em dia para que não desça de forma brusca e ocasione a quebra do vidro.

Quem pode adquirir vidros blindados?

No Brasil, por ser um produto controlado pelo exército, somente as blindadoras ou assistências técnicas que possuam o CR (Certificado de Registro) emitido pelo exército estão aptas a adquirir vidros blindados. Somente eles possuem a autorização do exército para instalar estes vidros no carro junto com o restante da blindagem do veículo. Somente a blindadora pode emitir o certificado de blindagem do veículo atestando que ele foi devidamente blindado de acordo com as normas.

Isso vale também para blindagem arquitetônica já que a blindagem não se resume a área envidraçada. A parte de alvenaria também deve ser devidamente blindada. Quem garante que foi feita a blindagem total e que emite o certificado de blindagem é a blindadora.

Vidros blindados podem ser coloridos?

Sim, eles podem ser fumê para os tetos, e verde ou incolor para os demais. O parabrisa sempre deve ser incolor para garantir a visibilidade. Isso é feito utilizando chapas de vidros incolor ou coloridas em conjunto com os materiais plásticos utilizados entre as camadas de vidro que também podem ser incolor ou coloridos.

NÃO CONSEGUIU ENCONTRAR SUA RESPOSTA?

Envie sua pergunta para nós

Encontre-nos nas rede sociais

A Glasshield sempre está presente nas redes sociais. Estamos sempre postando notícias e dúvidas sobre vidros blindados. Você pode enviar sua pergunta por lá também. Queremos sempre estar perto de você.

Vidros Blindado fazem parte do dia a dia das pessoas, protegendo-as. Para isso é preciso que as pessoas tenham confiança. Com este objetivo, queremos manter contato direto com nossos consumidores.