O vidro blindado é um termo popular para o compósito laminado de vários plásticos e vidros em camadas alternadas utilizadas na indústria automobilística. Para maior proteção a última camada é aderida a um plástico mais resistente chamado de policarbonato, na qual é o mais indicado devido a sua alta resistência ao impacto, outros plásticos normalmente perdem propriedades quando submetidos a altas ou baixas temperaturas, por isso não são recomendados para finalidades balísticas.

O padrão mais utilizado no Brasil para veículos de passeio é o III-A que deve segurar tiros de .44 Magnum. Já o utilizado para veículos de transporte de valores (Carro-Forte) é o nível III, que é de uso restrito e suporta tiros de Fuzil FAL.

As regras para os níveis de blindagem são regulamentadas pelo exército de acordo com o R-105 e envolvem, entre outros fatores, o tipo de munição e a velocidade de disparo suportado pelo vidro blindado.

níveis de blindagem

As películas antivandalismo geralmente suportam somente pedradas, pauladas, possuindo proteção antitrincos e estilhaços, mas não contra armas de fogo.  Alguns dizem garantir proteção para nível I, o mais fraco da tabela de proteção.

O policarbonato é o plástico transparente mais resistente ao impacto que existe, outras tecnologias têm a tendência de perderem a transparência ou deixarem os vidros com a espessura maior.

Sim, os dianteiros podem ser baixados sempre que for necessário como em pedágios e outras situações. Mas lembre-se! Sua segurança depende de os vidros estarem fechados.

Por questão de segurança os vidros traseiros costumam ser mantidos fixos ou, caso o cliente queira, algumas blindadoras os mantêm funcionais.  Mas o que adianta o veículo ser blindado se os vidros estiverem abertos? O recomendado é sempre manter os vidros fechados para não ficar vulnerável aos criminosos.

Sim, o teto também precisa ser blindado, pois não é permitida blindagem parcial do veículo. Existem várias formas de fazer esta blindagem. Pode ser utilizando vidro blindado fixo (teto não abre, mas mantém a transparência), pode ser mantido o teto original e fazer um fechamento com aço (nesse caso perde-se a transparência). A forma como será blindado depende do que foi contratado com a blindadora escolhida.

O fenômeno ocorre quando as lâminas do vidro – geralmente são de três a quatro camadas, dependendo do tipo de blindagem – começam a se descolar uma das outras. Então, surgem espaços ocupados por pequenos veios ou bolhas de ar.

Não indicamos a instalação de insulfilm, ventosas, adesivos, suporte de GPS, cortina antissol nos vidros, pois poderá causar danos ao hardcoat e nesses casos não será coberto pela garantia.

Como o uso não é indicado pelo fabricante e de opção voluntária do usuário do veículo, caso sejam instalados sobre o policarbonato, o que caracteriza uso impróprio no produto, perde-se a garantia de fábrica de delaminação.

O vidro deve ser lavado somente com água e sabão neutro na parte externa. Nunca deve ser utilizado Solupan, thiner, querosene, pois ataca quimicamente a serigrafia fazendo com que fique esbranquiçada. A garantia dos vidros não cobre estes casos de ataque químico. A parte interna deve ser limpa com pano umedecido tomando cuidado

A trinca pode ser desencadeada por diversas causas, sendo as mais comuns, impacto forte, choque térmico, abrir e fechar a porta com os vidros baixados ou torções fortes na carroceria (passar em ângulo na lombada, estacionar com uma roda no alto e as demais em baixo). Estes casos de trinca não são cobertos pela garantia.

Não, nunca. Ele só pode fornecer o que foi aprovado e descriminado no RETEX aprovado pelo exército.  Deve sempre seguir esta “receita” aprovada que é o que garante que foi testado e aprovado estando apto a ser usado comercialmente.  Peça sempre para verificar se o vidro que você está adquirindo possui Retex.

Não necessariamente. Ele pode ser mais leve por ter um nível de blindagem e uma resistência a disparos menor.

Pedindo a apresentação do Retex emitido pelo exército para a fabricação do mesmo.

A empresa blindadora é a responsável pela blindagem e pelos materiais empregados na mesma. Ela só pode adquirir materiais para instalar no veículo que tenham aprovação do exército. Essa aprovação do produto é feita pelo exército através do Retex emitido após testes com os produtos (mantas e vidros).  É sempre importante saber se essas documentações dos fornecedores estão corretas, pois são elas que garantem a eficiência da blindagem.

Após a blindagem, a blindadora deve emitir um Termo de Responsabilidade assumindo a responsabilidade pelo serviço prestado e materiais utilizados.

Até o Nível III-A o uso é permitido. Já os Níveis III e IV possuem uso restrito e precisam de uma autorização especial para utilização.

Você só pode ter uma blindagem que segure tiro de fuzil – nível III – se tiver esta autorização especial do exército. É preciso encaminhar para o exército as alegações sobre a necessidade da blindagem deste nível e aguardar uma autorização especial.  (Dlog 13 Capitulo 1, Art. 3 – VII)

Alguns carros, devido às características de curvatura do vidro não possibilitam a reprodução no vidro blindado, a Glasshield costuma ter muitos modelos de altíssima dificuldade de reprodução feitos com êxito. Consulte-nos para saber se temos o seu veículo desenvolvido. Gostamos de desafios.

Alguns veículos também possuem limitações de potência e estrutura para serem blindados. A blindagem aumenta o peso do carro e um motor fraco, por exemplo, pode impossibilitar a blindagem.

Não. Pois além de não garantir a segurança do usuário, de acordo com as normas do exército, não é permitida a blindagem parcial do veículo.

A proteção balística não termina com o fim da garantia. A garantia se refere ao período em que a substituição do vidro em caso de delaminação é de responsabilidade da fábrica.

  • Não bater as portas do carro, principalmente com os vidros abertos. Isso poderá causar o deslocamento do vidro de sua posição no quadro da porta, e até sua quebra.
  • Limpar o vidro blindado somente com um pano macio e limpo, embebido em água e detergente neutro. Nunca utilizar produtos químicos como aguarrás, thinner, querosene, acetona e solupan.
  • Não esfregar papel ou pano seco, sobretudo sobre a poeira. Isso ira riscar o policarbonato que é sensível.
  • Não instale ventosas no vidro o que poderá causar descolamento do policarbonato.
  • Não tentar remover marcas ou sujeiras com objetos cortantes ou pontiagudos. Isso danificará o “hard-coat” (proteção antirrisco) do policarbonato.
  • Não jogar água fria nos vidros após longo período de exposição ao sol. Isso provavelmente causará quebra em razão do choque térmico. É aconselhável sempre estacionar o veículo em local protegido do sol.
  • Da mesma forma, se o carro ficar exposto ao sol por muito tempo, não ligar imediatamente o ar-condicionado. Esse cuidado prolongará a vida útil dos vidros, evitando sua delaminação.
  • Na condução do veículo, não ultrapassar obstáculos e depressões na diagonal, nem estacionar com metade do carro sobre meio fio. Isso causará torção na carroceria, e poderá quebrar o vidro.
  • Não utilize materiais abrasivos como palha de aço, escova, esponja e outros materiais de limpeza similares.
  • Mantenha os amortecedores da tampa traseira (vigia) sempre em dia para que não desça de forma brusca e ocasione a quebra do vidro.

No Brasil, por ser um produto controlado pelo exército, somente as blindadoras ou assistências técnicas que possuam o CR (Certificado de Registro) emitido pelo exército estão aptas a adquirir vidros blindados. Somente eles possuem a autorização do exército para instalar estes vidros no carro junto com o restante da blindagem do veículo. Somente a blindadora pode emitir o certificado de blindagem do veículo atestando que ele foi devidamente blindado de acordo com as normas.

Isso vale também para blindagem arquitetônica já que a blindagem não se resume a área envidraçada. A parte de alvenaria também deve ser devidamente blindada. Quem garante que foi feita a blindagem total e que emite o certificado de blindagem é a blindadora.

Sim, eles podem ser fumê para os tetos, e verde ou incolor para os demais. O parabrisa sempre deve ser incolor para garantir a visibilidade. Isso é feito utilizando chapas de vidros incolor ou coloridas em conjunto com os materiais plásticos utilizados entre as camadas de vidro que também podem ser incolor ou coloridos.

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